(Eu nunca sei se começo os posts saudando vocês, amigos leitores, ou se começo falando direto do trabalho... bom, acho que criarei uma saudação padrão tipo o Nerdcast, hahahahaha!).
Bem, boa noite aos que não foram dormir nessa madrugada de quinta-feira.
Esse aqui é um daqueles trabalhos que eu comentei nos posts anteriores, em que o freelancer quebra a cabeça, perde um certo tempo, e, no fim............ não dá certo e só nos resta arquivar a arte, hahahaha!
Aqui em Pirassununga existe uma gincana que ocorre na semana do Dia das Crianças, em outubro, chamada Ginco, organizada pelo colégio Objetivo. São três equipes divididas pelas séries, ou seja, uma do primeiro colegial, outra do segundo e outra do terceiro.
Bem, ano passado, um amigo do terceirão havia me pedido para criar uma estampa nova para a camiseta de sua equipe. A equipe se chamava Asgard, e o desenho antigo era um Thor bem simples, feito com um traço kawaii (aqueles traços japoneses fofinhos, sabe?), empunhando seu martelo. Porém, agora eles queriam um Thor sentado em um trono. Um briefing bem simples.
Eis que fiz o primeiro esboço e enviei à eles (feito com lápis e papel mesmo, esquema roots, hahahaha!):
Eu não tenho a imagem do Thor da camiseta antiga deles, porém posso afirmar para vocês que eu praticamente copiei o rosto e o corpo do personagem da camisa original, inclusive com a barba (que eu não me recordo dele ter, por sinal), o que facilita em imaginar como ela era. O feedback foi exatamente o que eu esperava: "Gostamos do desenho, mas queríamos um Thor novo, mais sério, diferente do antigo".
E isso fez surgir mais dois esboços:
Para não fugir tanto do traço oriental, que aparentemente os agradava, elaborei dois Thors diferentes e os enviei, respeitando o estilo anime do personagem. O feedback foi preciso: "Gostamos do personagem da direita, mas curtimos mais a pose do personagem da esquerda. Tem como unir as duas coisas?"
Opa, mas é claro que tem, amigo! E assim ficou o esboço final:
É, realmente eu gostei mais desse último mesmo. É aquela história que eu disse anteriormente a respeito de não poupar esforços na hora de fazer esboços, tanto para os clientes como para trabalhos pessoais e de hobby. Eu era uma pessoa que desenhava a primeira ideia e já achava que estava boa, até ter aula com um professor que obrigava os alunos a entregar vários esboços junto com o trabalho final. Isso me fez criar o hábito. Como esse professor dizia "Geralmente as primeiras ideias são tudo uma b***a!".
Bem, o feedback final foi: "Beleza, gostamos desse ai, pode finalizar". Vale lembrar que esse caso não é muito comum. Geralmente se envia a arte final para o cliente avaliar, e não um esboço a lápis. Eu o fiz dessa forma por dois motivos: primeiro, porque meu amigo não é nenhum cliente rigoroso a respeito da qualidade da arte final, e, segundo, que eu (particularmente) gasto muito tempo colorindo os desenhos, já que além de ser meio lento por natureza, sou um pouco perfeccionista e utilizo o estilo vetorial para colorir meu trabalhos, o que naturalmente demora mais a ser feito do que uma pintura em Photoshop, por exemplo.
O resultado foi este:
Mandei duas opções de cores do trono, caso eles optassem por algo menos saturado. O feedback foi: "Cara, adoramos a pintura, mas achamos que o Thor está um pouco magro demais. Tem como deixar ele forte?".
Isso me levou ao resultado final:
Dessa vez o desenho foi aprovado, e como toda artista que se preze, disse que a única condição era manter a minha assinatura nas camisas, além de querer um cópia pra mim.
Eu não sou de me arriscar a criar tipografia, até porque, existem profissionais que estudam isso, tipografias que levam anos para serem feitas, é realmente um processo muito complicado, simétrico e demorado. Porém, nenhuma fonte das que eu pesquisei na internet me agradaram. Isso me levou a tentar vetorizar algo utilizando a escrita antiga da equipe como referência. Como sou uma pessoa muito crítica, diria que está longe de ser algo que me agradou, mas na época me pareceu algo bem feito. Hoje em dia, eu me livraria das linhas vermelhas e talvez tirasse esse preenchimento degradê, do amarelo para o branco, que está na escrita.
Enfim, o processo se encerrou ai. Como eu disse no início do post, apesar de tudo isso, o e-mail final que eu recebi foi: "André, mano, obrigado por ter feito tudo isso, mas o pessoal resolveu, de última hora, mudar o desenho para um outro que fizeram aqui. Nós votamos contra, mas a maioria quis mudar, até porque foi feito por um aluno e ai não temos que pagar, né? Eles mudaram até o nome da equipe... agora se chama Valhalla, e o desenho é o Odin segurando uma peça de xadrez, dando um cheque-mate. Desculpa pelo tempo gasto, viu? Abraço". Fica tranquilo, Mario (nome do amigo, hahahahaha!), no final das contas foi bom para treinar um pouco de arte vetorial no Illustrator.
Espero que tenham gostado, galerê. Qualquer dúvida sobre os softwares, podem perguntar. O que eu não souber, eu pesquiso. É bom que ambos aprendem dessa maneira, hahahahaha!
Abraço e boa noite a todos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário