domingo, 24 de agosto de 2014

Abadá Botucatu - InterUnesp 2014 - parte 1


Fala minha gente, tudo beleza com vocês? Nossa, deve fazer mais de mês que não posto nada aqui, mas é que simplesmente não surgiu nada de tão interessante assim para eu atualizar. Ou seja, meus planos de postar na página pelo menos uma ou duas vezes por semana já eram :(.. Hahahahaha!


Bom, gostaria primeira de agradecer a Flávia que me indicou para esse trabalho, e para a presidenta da Atlética, Beatriz, que me passou um briefing bem preciso e foi muito clara durante as etapas do processo ao que diz respeito as alterações.
O InterUnesp, para quem não sabe (o que eu duvido muito, hahahaha) é uma festa organizada anualmente pelas Unesps; o tradicional Jogos Universitários. Se não me engano, o Inter é o maior Jogos Universitários da América Latina. 
Pois bem, eu fui fazendo esse trampo pensando na possibilidade de postá-lo, então salvei cada etapa do processo para que vocês possam acompanhar comigo.

Inicialmente, o briefing: Como o InterUnesp surgiu em Botucatu (não tenho certeza do que estou falando, hahahaha), eles queriam abordar o conceito de o mascote voltando para a casa, onde a casa faria um simbolismo a própria cidade. O mascote, que é um Saci, estaria voltando para a casa, e os outros três mascotes antigos estariam o esperando. É possível, então, subjetivamente, dizer então que o Saci seria o InterUnesp e a casa seria Botucatu.
Bem, partindo disso, pedi uma referência visual dos personagens:




Porém, eles não tinham uma imagem do terceiro mascote, a Anfetima Voadora (acho que era esse o nome). Mas, com uma explicação rápida por inbox, já me veio uma referência na cabeça de como fazê-la.

Partindo disso, busquei na net alguma imagem de referência de uma casa cartunizada para poder começar meu esboço (dessa vez, eu não fiz esboço no Photoshop. Busquei uma imagem e a usei de base para vetorizar direto no Illustrator).


Bem,  esse foi o modelo inicial. Aliás, esqueci de mencionar algo importante. No briefing, a Bia havia dito que gostaria que as personagens estivessem fazendo coisas relacionadas à atividades domésticas ou de lazer. Pensando nisso, eu as criei:





Com isso, agora era era uma questão de reagrupá-los junto a casa. Porém, ainda faltava a terceira parte do briefing: Botucatu possui uma igreja famosa na cidade (talvez tenha sido a primeira, não sei),e eles queriam que essa igreja estivesse presente no fundo do desenho, em cima de uma montanha. Pedi uma foto de referência dela e a vetorizei.
Contudo, o meu maior problema surgiu quando perguntei qual seria a cor do abadá. Ela me disse laranja, que é uma cor MUITO vibrante e forte. Ai eu comecei a olhar esse monte de cores das personagens, e já comecei a enxergar problemas futuros na hora de unir a arte como um todo.
De começo, ela ficou assim:






Até ai, estava tudo bem. Mas quando coloquei isso em um fundo laranja, meus olhos até doeram. Então, como um designer racional que prima pela busca de soluções (HAHAHAHAHA, valorizando a profissão) eu usei uma método muito comum no mundo dos quadrinhos: quando se tem uma personagem com roupa ou cabelo preto em um fundo preto, utiliza-se do branco para demarcar e dividir os planos - os músculos de ambos os sacis, por exemplo, foram feitos com branco porque simplesmente não iria dar para saber onde era o braço e onde era o busto, baseando-se só pela silhueta (principalmente no saci que está cortando a grama).
Maaaaaaas, como nada é tão fácil assim, apesar de a arte ter melhorado com esse artifício, ainda existiam muitas cores juntas. Foi ai que eu pensei "bom, as cores das personagens eu não posso mexer, e já devem estar com essas cores enraizadas na mente da galera de lá. Mas o cenário eu posso". Então resolvi colorir tudo em tonalidades de alaranjando (ou seja, um esquema monocromático de cor).
E o resultado foi este:



Nessa altura, eu comecei a pensar "bacana, tá ficando legal." Mas, por ser uma festa universitária, senti que estava faltando um pouco de "sujeira" na arte. E não deu em outra! A Bia me envio um inbox pedindo algumas alterações:
- queriam o frango com uma caneca de breja na mão e uma cara mais de "noiado", além de uma barriguinha de chopp, hahahaha;
- que a casa adquirisse um aspecto mais de república ao invés de uma casa de família;
- que o saci que está cortando a grama fosse pintado de marrom para se diferenciar do saci atual. Além disso, pediram para que o engordasse um pouco também e o deixasse menos forte. E, óbvio, também queriam uma caneca na mão dele.
Eis que, enquanto eu estava fazendo as modificações, me veio outra ideia. Por que não trocar as flores (que o frango está plantando) pelas verdinhas que muitos universitários amam? Hahahahaha!


E assim ficou a arte final. É válido dizer, para quem não  notou, que eu optei por aumentar o tamanho das personagens, já que elas estavam muito pequenas na impressão  teste que eu havia feito. Detalhes foram reduzidos e, provavelmente, se perderiam na impressão e na estamparia, posteriormente. 
Após ter sido aceita pela equipe, prosseguimos para a parte do abadá em si.

Bom, o post já está demasiado longo, então irei continuar a falar do processo na parte 2.

Abraço e até logo.




Nenhum comentário :

Postar um comentário